O concelho comunga de características minhotas, nomeadamente a verdura viçosa e o predomínio do vinho verde, até à cota dos 400 metros. Mas também apresenta aspectos próprios da montanha trasmontana.

O chamado Monte Farinha, uma elevação de 990 metros de altitude, sobre a qual pousa a Capela de Nossa Senhora da Graça, constitui um dos mais surpreendentes miradouros de toda a província. A subida íngreme presta-se para provas desportivas. O Rally de Portugal e a Volta a Portugal em Bicicleta reservam para ali uma das etapas mais arrasadoras.

A estrada que liga Vila Real a Mondim de Basto, nomeadamente a partir do ponto denominado Alto de Velão, é uma das mais panorâmicas de Trás-os-Montes, oferecendo vistas de uma grandeza magnífica, em que as manchas florestais alternam com descarnados afloramentos rochosos e as linhas de água cavam vales fundos, onde se aninham aldeias rústicas.

A parte oriental do Concelho faz parte do Parque Natural do Alvão, uma área classificada de grande interesse em termos de paisagem, de sistemas ecológicos, de etnografia.

Alguns aspectos ligados à ruralidade merecem destaque. Um deles é o artesanato, de notável autenticidade, representado pela tecelagem em linho e estopa, os tapetes, os tamancos, os cestos, a tanoaria e a obra de cantaria. Outro é a música folclórica, interpretada por ranchos e certos grupos instrumentais, como as tunas e os grupos de cavaquinhos. Outro ainda é a gastronomia. Servem-se em Mondim de Basto pratos fortes, como o cabrito e a vitela assada, com o seu acompanhante de eleição, o arroz de forno. No campo das doçuras, têm fama o pão-de-ló, as cavacas e os rosquilhos. O bom vinho verde acompanha tudo isto à perfeição.

Praticamente cada povoado tem a sua festa; mas refiram-se, a título de exemplo a Procissão do Corpo de Deus, solenidade de inspiração medieval, e as Festas do Concelho, em Julho.

Povoações como Atei, Bilhó, Campanhó, Ermelo e Vilar de Ferreiros têm, todas elas, motivos suficientes (arquitectónicos, etnográficos, naturais) para justificar uma visita.