LINHA DO DOURO

A Linha do Caminho de Ferro do Douro constitui sem dúvida o mais belo trajecto ferroviário em Portugal, sendo o comboio quase o único meio de poder apreciar as belas paisagens que se nos apresentam, desde a Pala ao Pocinho. Viajando em Comboio Histórico nas carruagens recuperadas do início do século, poderá não só apreciar devidamente estes belos panoramas, mas também reviver as condições em que os nossos avós viajavam nessa época.

Da Livração à Régua podemos apreciar a acidentada descida para o Douro com muitos túneis e pontes, que termina na espectacular vista do rio na zona da Pala.

Passando pela Régua, Pinhão e Tua, são visíveis inúmeras quintas produtoras de Vinho do Porto, seguindo a linha para o Pocinho, passando próximo da Barragem da Valeira com as suas abruptas gargantas. A linha atravessa em seguida para a margem esquerda através de uma imponente ponte metálica e até ao fim da viagem a paisagem é mais vasta, dando a vinha lugar à oliveira.

HORÁRIOS - CENÁRIOS D´OURO
Ida Régua/Ferradosa Régua/Pinhão Pinhão/Ferradosa
Partida Chegada Partida Chegada Partida Chegada
14h00 16h11 14h00 14h45 15h20 16h11
Volta Ferradosa/Régua Ferradosa/Pinhão Pinhão/Régua
Partida Chegada Partida Chegada Partida Chegada
17h21 18h53 17h21 18h07 17h43 18h53
Ida e Volta Régua/Pinhão/Tua/Ferradosa/Régua
Partida Chagada
14h00 18h53
Viagens a realizar nos horários indicados, todos os sábados, de 27 de Maio a 14 de Outubro

                   

LINHA DO CORGO

O percurso em Comboio Histórico na Linha do Corgo entre a Régua e Vila Real, desenvolve-se na margem esquerda do rio Corgo, onde se localiza um grande número de quintas de Vinho do Porto e seus vinhedos. Todos estes percursos são efectuados em carruagens do início do século, que são rebocados por imponente locomotiva a diesel.

A linha do Corgo liga actualmente a Régua a Vila Real, onde chegou em 1906. Este troço vence um desnível de 360 metros em 26 Km, acompanhando o rio Corgo pela margem esquerda.

O Comboio Histórico desta linha é composto por três carruagens: uma construída na MAN - Alemanha (1926), outra nos Ateliers Nivelles na Bélgica (1908) e outra em Portugal (1913). As três são rebocadas por uma Locomotiva diesel n.º 9004 construída pela Alsthom, a primeira a ser comprada para esta linha para substituir a tracção a vapor.

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